Servidores do Hospital São José e Maternidade Santa Helena iniciam greve
A partir desta quarta-feira (28), os cerca de 300 servidores da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus vão iniciar uma greve por tempo indeterminado. Segundo o diretor do Sindicato dos Servidores da Saúde, Gilvan Anselmo dos Santos, o movimento é por tempo indeterminado, já que os trabalhadores estão sem receber os salários referentes à segunda quinzena de agosto, setembro, outubro e novembro. A decisão foi tomada após um encontro que a categoria manteve com a direção da Santa Casa, que afirmou não ter previsão para quitar os débitos.
"Estamos pagando para trabalhar. O único dinheiro que estamos recebendo, e assim mesmo só alguns funcionários, é o valor de 10 reais por semana para o transporte", disse Gilvan à reportagem do Jornal Bahia Online. O diretor sindical garantiu que a categoria vai manter os 30 por cento do efetivo no local de trabalho, para atendimento à setores considerados essenciais, como emergência e berçário. A greve atinge o Hospital São José e a Maternidade Santa Helena.
Os trabalhadores informaram ainda que não deixarão de atender os casos considerados de extrema gravidade mas, mesmo assim, se não houver possibilidade de transferência para outros hospitais da cidade. "O médico que decidir manter o doente no hospital terá o acompanhamento de um técnico para casos sem outra alternativa. Mas só isso. O restante vai parar", disse ao JBO.